sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tecnologias Educacionais




Trabalho Proinfo
Grupo: Realidade

Tecnologias Educacionais
  • Seu papel
  • Desafios: implantação e desenvolvimento

Com os avanços tecnológicos nas últimas décadas, principalmente no que se refere ao uso do computador, discute-se cada vez mais a utilização dos recursos da informática na educação.
Diante desse contexto o sistema de ensino precisa ser inovado, com novos conceitos, novas metodologias e melhores meios e recursos condizentes com a nova realidade. O uso correto das tecnologias educacionais oferecem chances de mudanças, como dinamizar o conhecimento do aluno, desenvolvendo também diversas habilidades, como: novas formas de pesquisas, novas modalidades de relacionamento interpessoais.
Atualmente muitas escolas no Brasil possuem um laboratório de informática com acesso à internet, softwares educacionais e programas básicos, (editores de texto, programa de edição de imagem e apresentações, planilhas eletrônicas). Porém, não basta ter esses recursos, se o mesmo não estiver aliado a uma proposta pedagógica.
Em primeiro lugar, temos que partir do princípio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Uma escola que resolve utilizá-lo como recurso didático necessita de bons professores, preparados e treinados para utilizar esses recursos. Desta forma, colocar qualquer softwares para os alunos usarem não gera aprendizado, é importante que a escola tenha um projeto pedagógico que envolva a utilização do computador e da internet de forma significativa.
Outro ponto importante é o incentivo à criação. O aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. Uma planilha de cálculos por exemplo, pode ser usada para um trabalho de matemática com dados estatísticos, criando fórmulas e gerando gráficos. Um editor de texto pode ser usado para criação de um jornal com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina. Um programa de apresentação (power point), apresenta inúmeras possibilidades na elaboração de aula com imagens, sons e outros elementos multimídia.
Pensando nisso, o aluno ao utilizar o computador não pode ser transformado num mero digitador, mas sim ser estimulado a produzir conhecimentos, escrevendo textos de autoria em orkuts, e-mail, blogs, sites de relacionamentos, desta forma promovendo a interatividade ultrapassando os muros da escola.
De acordo com Clayton M. Christensen “ A aprendizagem baseada no computador, que ainda está em seu início, apresenta algumas vantagens tecnológicas e econômicas em relação ao modelo escolar tradicional que devem permitir-lhe crescer e aperfeiçoar-se rapidamente. Além de garantir a alunos que não seriam capazes de fazer o curso, ela permite aumentar a qualidade com muito mais facilidade. E a tendência é que seus custos econômicos caiam”.
Nesse novo mundo virtual o professor deve agir como um facilitador da aprendizagem, mediando e propondo desafios. A escola como um todo precisa construir oportunidades de se constituir como espaço de conhecimento e cultura.
Com a expansão da internet as informações tornaram-se mais acessíveis e disseminadas, por isso, de nada adianta pedir para o aluno fazer uma pesquisa na internet sem as devidas orientações, cabe ao professor, instruir o aluno para que este não faça simples cópias de textos encontrados em sites. As orientações devem ser no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis e como gerar conhecimentos com material pesquisado. Com o uso da tecnologia a educação pode ter um futuro brilhante, não esquecendo que ao utilizarmos os recursos de informática na sala de aula, não se pode transformar a máquina na principal figura educacional. Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar a criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente dessa forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida.
Texto elaborado por:

Grupo Realidade

Raimunda Rodrigues da Silva
Raimunda Ferreira Silva
Rosa Sousa dos Santos
Elisany Prazeres Mesquita
Ozael Dias da Silva


 
Alunos em aula no Laboratório de Informática 
No Município de Parauapebas.

2 comentários:

  1. A tecnologia vem tomando seu espaço fora e também dentro da escola, cabe a escola recebe-la bem e capacitar seus professores, que na maioria das vezes não entendem e não sabem como utilizar a tecnologia a favor da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. O texto mostra que durante décadas a educação sofreu com a eusencia da tecnogia e só em pouco tempo pode se beneficiar com esse instrumento tão valioso para a aprendizagem de alunos/professores. A comunidade de modo geral só tem a ganhar com tamanho avanço nessa area, que ainda é pouco em relação ao tamanho da necessidade social.

    ResponderExcluir